MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO EM TEMPOS DE CRISE

0
195

Como se manter motivado, organizado, focado, com planos e metas em dias, com objetivos bem definidos em tempos de crise? Refletir acerca do que move o ser humano  se torna um ponto de partida para responder a esta pergunta. Quando uma empresa enfrenta momentos de crise, uma das primeira ações é a redução de custos até a uma redução de funcionários. Portanto, neste cenário manter-se animado, coeso e motivado, torna-se tarefa difícil no ambiente de trabalho, pois o medo, a ansiedade e insegurança podem tomar conta e deixar a situação ainda mais conflituosa.

            Motivar os colaboradores de uma empresa nem sempre é tarefa fácil principalmente quando o cenário é de crise, mas é possível sim quando a empresa tem sensibilidade e olhar reflexivo para as demandas mais sublimes do sujeito envolvido nos processos organizacionais. Reforçar a comunicação interna da empresa, inibindo e combatendo a desinformação é uma das ações que podemos fortalecer. Esclarecer e compartilhar situações com a equipe é o melhor meio de manter o compromisso com as pessoas, mostrando a importância que cada um tem no seu papel desempenhado. Estar disponível para ouvir também torna-se um ponto forte para motivar pessoas no ambiente de trabalho. Nada melhor do que se sentir acolhido e compreendido.

            Criar tarefas que não envolvam custos extras torna-se ponto chave neste processo.  Lembrar sempre que são nos momentos de crise que se consegue enxergar novas oportunidades, novas estratégias, até para se reinventar e estruturar a dinâmica de trabalho, criando novos processos, ferramentas e habilidades.

            Estar disponível e aberto para o novo também se configura um meio eficaz para o caminho da motivação. Entender que o ser humano não é um ser estático e sim constante e dinâmico, o faz experimentar sentimentos, porém não permanecer neles, caso sejam sentimentos impróprios para o seu desenvolvimento profissional. Por isso, o colaborador também terá que se esforçar e se comprometer em querer avançar juntamente com a empresa, estar preparado para se permitir a se desenvolver profissionalmente, buscando ferramentas que nem sempre a empresa pode oferecer. Entender que o sucesso da empresa também dependerá do qual sucesso o seu colaborador está almejando, isso faz com que esse ciclo se torne um caso de sucesso, caso contrário se empregado esperar somente pelo empregador, a soma do fracasso se fará real. Portanto, avançar é um ponto chave para que o ser humano possa estar sempre atento e responsável pelos seus processos internos, contribuindo de forma significativa para o seu ambiente de trabalho e resultados favoráveis para a empresa.

MORAIS, Mireille. Motivação no ambiente de trabalho em tempos de crise. Manaus, 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui