COMO A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PODE AJUDAR EMPRESAS A CRESCEREM

0
275

A Psicologia Organizacional tem um papel fundamental na promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho, tem como proposta a elaboração de planos e projetos de melhorias na estrutura organizacional dentro das empresas, como a cultura, clima, interações, comunicação e até mesmo a própria estrutura do ambiente de trabalho. Tudo isso pensando na qualidade e bem-estar dos envolvidos no ambiente de trabalho. Falar sobre psicologia organizacional e do trabalho nos coloca diante de um tema atual, principalmente diante da pandemia que o mundo vive, onde empresas tiveram queda no seu faturamento, e até mesmo fechamento das portas por não conseguirem adaptação ao enfrentamento da perda de clientes e faturamento, empresas que tiveram que reduzir seu quadro de colaboradores e ainda ter que arcar com grandes despesas de ordem trabalhistas, tendo que se manter fiel aos impostos e leis tributárias. Por outro lado, também observou-se profissionais sendo desligados, perdendo seus recursos e fontes de rendas.

            Com isso, a Psicologia Organizacional e do Trabalho também nos faz pensar e refletir sobre momentos como este. Como preparar uma empresa para tempos de crise? Como preparar e organizar ações de prevenção a pandemias ou desastres naturais? Será que as empresas um dia nunca imaginaram que uma situação de pandemia poderia afetar drasticamente toda uma história de sucesso e conquistas?

            Pois bem, a Psicologia Organizacional e do Trabalho não está apenas para cumprir as suas tarefas mais básicas e especiais, ela também nos faz pensar nestes questionamentos e em colaboração com todo o conhecimento das teorias psicológicas, contribui de forma significativa para o planejamento de ações e enfrentamento em situações de crise.

            A importância deste tema, ao se falar sobre a psicologia dentro das empresas, é fazer com que não só os psicólogos, mas os gestores, empregadores, empreendedores percebam o quão é importante se posicionarem frente a este serviço tão essencial e indispensável dentro de uma empresa. Entender que o sucesso de uma empresa não se faz somente a partir de número e sim das relações e co-relações que são construídas e formadas, gerando um ciclo de construção de uma sociedade saudável.

MORAIS, Mireille. Como a Psicologia Organizacional pode ajudar empresas a crescerem. Manaus, 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui