Como acertar na gestão de escritórios de advocacia

0
280

Para a maioria dos advogados, a gestão de escritório de advocacia é desafiadora. Afinal, nenhum profissional que chega ao mercado possui conhecimentos sobre administração e muitos nem sequer enxergam o próprio escritório como uma empresa. Porém, para transformar o escritório em um negócio rentável é fundamental incorporar à rotina boas práticas de gestão.

A tecnologia já faz parte do dia a dia do advogado e, através dela, ele tem boas ferramentas para simplificar e automatizar tarefas ligadas à gestão. Usando um bom software jurídico, o advogado tem o que precisa para melhorar a gestão e, assim, conquistar maior produtividade, melhor engajamento do time e melhores resultados. Para saber como acertar na gestão de escritório de advocacia, vale a pena conferir algumas dicas.

Aposte no atendimento e na fidelização de clientes

Muitos advogados tratavam o atendimento como algo secundário na rotina do escritório. A maioria se dedicava à técnica jurídica e aos resultados. No entanto, durante a manutenção do contrato, muitos apenas enviavam relatórios periodicamente e realizavam reuniões de acordo com a necessidade.

Com as transformações do mercado, esse cenário mudou. Como a competitividade é maior, o advogado precisa ser estratégico não apenas na hora de atrair o cliente, mas também ao fidelizar. Um bom atendimento é o primeiro passo para construir um bom relacionamento e conquistar clientes satisfeitos.

Além de treinar sua equipe, investir em um software jurídico é uma excelente maneira de melhorar o atendimento. Desta forma, o advogado sistematiza todas as informações do cliente, permitindo que qualquer integrante da equipe jurídica tenha todos os dados de que precisa para solucionar dúvidas e questões, mesmo que não seja o principal responsável pelo caso. Ter um atendimento descentralizado e de excelência é o segredo dos escritórios que são altamente produtivos, engajados e contam com uma cartela de clientes fieis.

Automatiza as atividades de suporte

Para ter uma gestão de escritório de advocacia eficiente, automatizar o backoffice é essencial. Além de ganhar em produtividade, automatizar essas tarefas facilita na organização das rotinas.

No software jurídico é possível cadastrar tanto informações de processos quanto de clientes, o que facilita a consulta. Além disso, bons softwares realizam o gerenciamento de publicações de forma automática, fazendo com que o advogado seja notificado sobre o andamento e mudanças nos processos que estão sob sua responsabilidade.

A ferramenta também possibilita o armazenamento eletrônico de documentos, promovendo mais agilidade na hora de localizar qualquer dado ou informação oficial.

Tenha uma boa gestão financeira

A gestão financeira também faz parte da rotina de gerenciamento de um escritório. Assim, conseguir uma atuação estratégica nesta área costuma ser uma dificuldade e o ponto fraco de muitos advogados. Porém, números são essenciais para se tomar decisões em qualquer empresa. Na advocacia, isso não é diferente. O advogado precisa saber o básico sobre fluxo de caixa, capital de giro e outros conceitos, além de como controlar as receitas e despesas para que o escritório se torne um negócio sustentável.

A boa notícia é que um software jurídico qualificado facilita todas essas atividades. As funcionalidades do sistema ajudam a compreender o panorama financeiro do seu escritório, bem como facilitam o processo de tomada de decisão. Quem deseja ter uma gestão de excelência deve cuidar também de uma boa gestão financeira.

Centralização de atividades

A autonomia é uma característica bastante presente na personalidade dos advogados. Porém, para um escritório conquistar a alta performance e resultados é essencial contar com uma equipe engajada. Atualmente, muitos escritórios ainda adotam o modelo de gestão vertical, onde as atividades de maior responsabilidade, prospecção e atendimento ficam centradas nos sócios e advogados seniores. Porém, na prática, acaba sendo bastante burocrático e dificulta o engajamento do time.

É fundamental que o escritório conte com rotinas de trabalho previamente estabelecidas, para que seus colaboradores fiquem cientes de suas atividades e responsabilidades no dia a dia. Além disso, adotar um modelo de gestão horizontal, onde todos participam e são responsáveis pelos resultados da banca, costuma dar mais resultados e garante mais agilidade ao escritório.

Todo advogado é capaz de aprender e incorporar boas práticas de gestão no dia a dia do escritório. Usando as ferramentas certas, fica muito mais simples criar rotinas e boas práticas que trazem mais resultados ao escritório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui