Novo diretor da PF é empossado meia hora após Bolsonaro anunciar nomeação

0
317
Anunciado nesta manhã como novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, até então membro da Abin, assinou termo de posse cerca de 30 minutos depois de Jair Bolsonaro confirmar pelo Twitter a nomeação publicada em decreto no Diário Oficial da União (DOU). Na última semana, Bolsonaro chegou a anunciar Alexandre Ramagem para o cargo. Porém, antes da cerimônia em que o novo diretor tomaria posse, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes barrou, liminarmente, a nomeação. A decisão provocou indignação do presidente, que chegou a dizer que insistiria na escolha. Hoje, porém, ele confirmou Rolando, cuja indicação foi avalizada pelo próprio Ramagem, chefe da Abin.
Com o termo de posse já assinado, é incerto se haverá uma cerimônia oficial para a apresentação do nome que substituirá Mauricio Valeixo, exonerado por Bolsonaro há 10 dias. A atitude gerou crise com Sergio Moro, que pediu demissão do ministério da Justiça e Segurança Pública e fez várias acusações contra o presidente. As críticas viraram um inquérito aberto no STF.
Ao justificar a decisão de barrar a posse de Ramagem, Moraes lembrou que há um inquérito em curso para investigar as acusações de Moro contra Bolsonaro. Moraes chegou a mencionar a possível “irreparabilidade do dano” caso Ramagem assumisse a PF durante a apuração dos fatos relatados pelo ex-ministro.
A decisão gerou revolta de Bolsonaro, que o atacou o ministro do STF dizendo que não havia engolido o veto. Ontem, durante manifestação a seu favor e contra o STF e o Congresso, o presidente disse, sem citar ao que se referia, que não admitiria mais interferência em seu governo.
Souza já foi policial agente da PF antes de se tornar delegado. Foi corregedor da unidade da PF em Rondônia e chefe da unidade de Alagoas.
Reportagem do UOL mostrou que a aposta sobre ele havia crescido entre policiais, porque, com Ramagem impedido de assumir pela Justiça, só restaria um mandato-tampão. E, para assumir essa tarefa, a função só seria aceita por Souza, que já trabalha com Ramagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui