Setembro Amarelo: Saiba onde encontrar tratamento psicológico gratuito em Manaus

0
679

O objetivo é oferecer tratamento psicológico a pessoas que não tem condições financeiras de custear os tratamentos.

Considerada pela OMS como o “mal do século”, a depressão é uma doença democrática pois atinge pessoas de todas as raças e classes sociais, estima-se que ao menos 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno.

Cerca de 800 mil pessoas morrem de suícidio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos, estando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Tipos e sintomas

Um episódio depressivo pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, a depender da intensidade dos sintomas. Um indivíduo com um episódio depressivo leve terá alguma dificuldade em continuar um trabalho simples e atividades sociais, mas sem grande prejuízo ao funcionamento global. Durante um episódio depressivo grave, é improvável que a pessoa afetada possa continuar com atividades sociais, de trabalho ou domésticas.

Uma distinção fundamental também é feita entre depressão em pessoas que têm ou não um histórico de episódios de mania. Ambos os tipos de depressão podem ser crônicos (isto é, acontecem durante um período prolongado de tempo), com recaídas, especialmente se não forem tratados.

Transtorno depressivo recorrente: esse distúrbio envolve repetidos episódios depressivos. Durante esses episódios, a pessoa experimenta um humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida, levando a uma diminuição das atividades em geral por pelo menos duas semanas. Muitas pessoas com depressão também sofrem com sintomas como ansiedade, distúrbios do sono e de apetite e podem ter sentimentos de culpa ou baixa autoestima, falta de concentração e até mesmo aqueles que são clinicamente inexplicáveis.

Transtorno afetivo bipolar: esse tipo de depressão consiste tipicamente na alternância entre episódios de mania e de depressão, separados por períodos de humor normal. Episódios de mania envolvem humor exaltado ou irritado, excesso de atividades, pressão de fala, autoestima inflada e uma menor necessidade de sono, bem como a aceleração do pensamento.

Tratamento Gratuito em Manaus

Centro de Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Amazonas

Endereço: Av. General Rodrigo Octávio, 6200, Bloco X, Coroado I – Manaus
Telefones: (92) 3305-4121/ (92) 99314-4121
E-mail: cspapsicologiaufam@gmail.com

Clínica de Psicologia da Uninorte

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 720, Centro. Telefone: 3212-5169.

Clínica de Psicologia Martha Falcão

Endereço: Rua Natal, 300, Adrianopólis. Telefone: 2121-0966

Clínica de Psicologia da FAMETRO

Endereço: Avenida Constantino Nery, nº 3378, São Geraldo. Telefone: 98423-0823

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Clique aqui para descobrir a unidade mais próxima de você.

Acesse a Cartilha de Prevenção ao Suicídio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui