Nesta quarta-feira, dia 3, o novo projeto “Plano Dubai” de desenvolvimento proposto pelo governo federal para a região amazônica foi exposto durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência, requerida por iniciativa dos deputados federais José Ricardo (PT/AM) e Capitão Alberto Neto (PRB/AM), foi realizada conjuntamente pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) da Câmara. Neste acontecimento, tiveram participação Alfredo Menezes, o superintendente da Zona Franca de Manaus junto com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Costa.
Ainda que o projeto é intitulado pela mídia como “Plano Dubai”, Carlos Costa, o titular da Sepec, esclareceu que não existe oficialmente. No momento, o projeto vem sendo um conjunto de ideias e propostas para desenvolver de forma sustentável a Zona Franca de Manaus a longo prazo e expandi-la para gerar mais empregos e atrair mais investimentos para a região.
O impacto que teve o projeto com a divulgação pela mídia e a informação de que o governo estaria interessado em trabalhar as potencialidades da região, gerou interesse em diversas empresas e investidores ainda que é preciso continuar o trabalho e diagnóstico da região amazônica para entender quais vetores precisam ser alavancados para um melhor desenvolvimento da ZFM.