A melhor jogadora de todos os tempos alcançou mais um recorde.
Era questão de tempo, mas com o gol marcado sobre a Itália, nesta terça-feira, em Valenciennes, Marta superou Miroslav Klose e se tornou a maior artilheira em Copa do Mundo com 17 gols. Na partida anterior, diante da Austrália, a craque havia igualado a marca do alemão.
Marta também já havia alcançado outro recorde na partida de semana passada. Na ocasião, a camisa 10 da seleção brasileira se tornou a primeira a balançar as redes em cinco edições diferentes do torneio. Sua primeira Copa do Mundo foi em 2003, com 17 anos, depois, disputou as edições de 2007, 2011 e 2015.
– A gente está quebrando muitas barreiras. Esse recorde representa bastante. Pois não é só a Marta, mas é um recorde das mulheres. Muitos dizem ainda que futebol é para os homens, mas este recorde é tanto do futebol masculino quanto do feminino – afirmou Marta após a partida.
Em 2018, Marta foi escolhida como Embaixadora da Boa Vontade pela ONU para mulheres e meninas no esporte. A história de vida da jogadora servirá de exemplo ao redor do planeta para o combate à desigualdade de gênero.

Em 2015, Marta superou a marca de Pelé, até então o maior artilheiro da Seleção Brasileira de Futebol. O rei fez 95 gols, Marta, 101. Além disso, ela é a única atleta eleita seis vezes a melhor do mundo.
Em 2018, Marta deixou a marca dos pés em um molde para ser exposto no Museu do Maracanã. De novo. Em 2007, Marta também teve os pés registrados em uma placa de gesso, mas o objeto sumiu ninguém sabe como. Os seus são os únicos pés de mulher no hall da fama do estádio.