Marta Vieira da Silva: a maior artilheira em Copas do Mundo

0
375

A melhor jogadora de todos os tempos alcançou mais um recorde.

Era questão de tempo, mas com o gol marcado sobre a Itália, nesta terça-feira, em Valenciennes, Marta superou Miroslav Klose e se tornou a maior artilheira em Copa do Mundo com 17 gols. Na partida anterior, diante da Austrália, a craque havia igualado a marca do alemão.

Marta também já havia alcançado outro recorde na partida de semana passada. Na ocasião, a camisa 10 da seleção brasileira se tornou a primeira a balançar as redes em cinco edições diferentes do torneio. Sua primeira Copa do Mundo foi em 2003, com 17 anos, depois, disputou as edições de 2007, 2011 e 2015.

– A gente está quebrando muitas barreiras. Esse recorde representa bastante. Pois não é só a Marta, mas é um recorde das mulheres. Muitos dizem ainda que futebol é para os homens, mas este recorde é tanto do futebol masculino quanto do feminino – afirmou Marta após a partida.

Em 2018, Marta foi escolhida como Embaixadora da Boa Vontade pela ONU para mulheres e meninas no esporte. A história de vida da jogadora servirá de exemplo ao redor do planeta para o combate à desigualdade de gênero.

Gols em Copas do Mundo

Em 2015, Marta superou a marca de Pelé, até então o maior artilheiro da Seleção Brasileira de Futebol. O rei fez 95 gols, Marta, 101. Além disso, ela é a única atleta eleita seis vezes a melhor do mundo.

Em 2018, Marta deixou a marca dos pés em um molde para ser exposto no Museu do Maracanã. De novo. Em 2007, Marta também teve os pés registrados em uma placa de gesso, mas o objeto sumiu ninguém sabe como. Os seus são os únicos pés de mulher no hall da fama do estádio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui