Consulta à sociedade: Governo começa a receber sugestões dos cidadãos da capital do interior ao PPA

0
365
FONTE: SEPLANCTI

As sugestões dos cidadãos dos municípios do interior do Amazonas ao PPA (Plano Plurianual) 2020-2023, projeto de planejamento do Estado para os próximos quatro anos, já podem ser encaminhadas por meio das diversas ferramentas disponibilizadas para a consulta à sociedade. O chamado à participação dessas populações na elaboração do PPA foi transmitido nesta sexta-feira, dia 24, por meio do Centro de Mídias da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para 20 cidades.  

A campanha de mobilização contou com a participação da Secretaria Executiva Adjunta da Seplancti, Sônia Janete dos Santos Gomes, da pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olivia, e do professor Luiz Verçosa, representando a Pró-Reitoria de Interiorização da UEA. “Esse processo em construção e a participação da UEA vai revelar o quão estratégico é a universidade para a integração do Estado, por meio do Centro de Mídias que realiza a o Sistema de Ensino Mediado por Tecnologia (IPTV)”, enfatizou a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.

Coordenadora dos trabalhos de elaboração do PPA, a secretária Sônia Janete destacou a importância do engajamento dos cidadãos na elaboração do PPA. “É a população que deve orientar o Governo na definição das prioridades no atendimento das suas próprias  demandas”, enfatizou. Ela também enfatizou a articulação entre os órgãos do Governo para que o projeto do PPA fosse lançado, uma parceria que contou, além da Seplancti e UEA, a Funtec e a Prodam.

Os municípios que participaram da reunião por meio do Sistema IPTV foram: Barcelos, Boca do Acre, Boa Vista do Ramos, Carauari, Careiro, Coari, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Manaus e Tapauá.

O QUE É O PPA

O novo Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 é um instrumento fundamental de planejamento da administração pública, estabelecendo diretrizes e metas para os governantes por um período de quatro anos. É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas da sociedade, com a definição de programas e orientações estratégicas na definição do orçamento do estado.

COMO PARTICIPAR

Todo cidadão poderá participar da elaboração do PPA por meio do site www.consultasociedade.am.gov.br, indicando três prioridades de ações de Governo por área (Saúde, Educação, Segurança e outras), além de registrar novas sugestões, no período de 21 de maio a 24 de junho.

A colaboração à construção do PPA também pode ser feita pelo aplicativo “Consulta Sociedade”, já disponível na Play Store para dispositivos do sistema Android. O cidadão pode ainda comparecer à “Sala Cidadã”, que é um espaço alternativo de participação a ser disponibilizado nas unidades da UEA nos municípios do interior.

Depois do período de consulta, as sugestões e demandas da sociedade serão encaminhadas pela Seplancti aos dirigentes dos órgãos da administração para subsidiar a elaboração das políticas públicas e programas governamentais. O projeto concluído será encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em setembro, para avaliação e aprovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui