Um pouco da trajetória política do Deputado Francisco Cavalcante de Oliveira

0
456

Dia 11 de dezembro, uma data inesquecível para a família Cavalcante de Oliveira: comemora-se o aniversário do Deputado Francisco Cavalcante de Oliveira, que completaria 100 anos. A homenagem que lhe podemos conceder é apresentar um pouco de sua  participação política na construção de um novo Amazonas.

Foi o 1º Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, quando ajudou os imigrantes japoneses que vieram para o nosso Estado e vários irmãos da zona hinterlandina amazonense, no cultivo da juta e no roçado de mandioca.  Como Deputado Estadual , contribuiu para que diversas vilas, comarcas se transformassem em municípios. Exerceu a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e, por ocasião do golpe militar, em razão de  não haver absolutamente nada que o recriminasse,  assumiu o Governo do Estado do Amazonas,  cujo poder passou às mãos do  primeiro governador do Amazonas, no regime militar, Arthur Reis.

Na foto em destaque, ele recebe, como Governador, a visita do então Presidente Castelo Branco. Não sabemos se os historiadores registraram esses fatos, mas a família, tem orgulho em mencionar.

Ás vezes, a História “esquece” e não registra fatos verdadeiros. Na Assembleia Legislativa, não há o quadro com a foto do Deputado e Governador do Amazonas, embora ele tenha participado significativamente de um momento bastante sério e difícil para ele e para o nosso Estado.

Parabéns à família Cavalcante de Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui